Deus Elohim

O Nome

11:13Leivison Barros



O Nome
Conceito bíblico (os nomes de Deus) Quem é, e que é Deus? A melhor definição é a que se encontra no Catecismo de Westminster: "Deus é Espírito, infinito, eterno e imutável em seu ser, sabedoria, poder, santidade, justiça, bondade e verdade."

A definição bíblica pode formular-se pelo estudo dos nomes de Deus. O "nome" de Deus, nas Escrituras, significa mais do que uma combinação de sons; representa seu caráter revelado. Deus revela-se a si mesmo fazendo-se conhecer ou proclamando o seu nome. (Êxo. 6:3; 33:19; 34:5, 6.) Adorar a Deus é invocar seu nome (Gên. 12:8); temê-lo (Deut. 28:58); louvá-lo (2 Sam. 22:50); glorificá-lo (Sal. 86:9); é sacrilégio tomar seu nome em vão. (Êxo. 20:7), ou profaná-lo ou blasfemá-lo (Lev. 18:21; 24:16). Reverenciar a Deus é santificar ou bendizer seu nome (Mat. 6:9).

 O nome do Senhor defende o seu povo (Sal. 20:1), e por amor do seu nome não os abandonará (1 Sam. 12:22). Os seguintes nomes de Deus são os mais comuns que encontramos nas Escrituras:

(a) Elohim (traduzido "Deus".) Esta palavra emprega-se sempre que sejam descritos ou implícitos o poder criativo e a onipotência de Deus. Elohim é o Deus-Criador. A forma plural significa a plenitude de poder e representa a trindade. 

(b)Jeová (traduzido "Senhor" na versão de Almeida.) Elohim, o Deus-Criador, não permanece alheio às suas criaturas. Observando Deus a necessidade entre os homens, desceu para ajudá-los e salvá-los; ao assumir esta relação, ele revela-se a si mesmo como Jeová , o Deus da Aliança. O nome JEOVÁ tem sua origem no verbo SER e inclui os três tempos desse verbo — passado, presente e futuro. O nome, portanto significa: Ele que era, que é e que há de ser; em outras palavras, o Eterno.

 Visto que Jeová é o Deus que se revela a si mesmo ao homem, o nome significa: Eu me manifestei, me manifesto, e ainda me manifestarei. O que Deus opera a favor de seu povo acha expressão nos seus nomes, e ao experimentar o povo a sua graça, desse povo então pode dizer-se: "conhecem o seu nome."

 A relação entre Jeová e Israel resume-se no uso dos nomes encontrados nos concertos entre Jeová e seu povo. Aos que jazem em leitos de doença manifesta-se-lhes como JEOVÁ-RAFA, "o Senhor que cura" (Êxo. 15:26).

Os oprimidos pelo inimigo invocam a JEOVÁ-NISSI, "o Senhor nossa bandeira" Êxo. 17:8-15).

Os carregados de cuidados aprendem que ele é JEOVÁ-SHALOM, "o Senhor nossa paz" (Jui. 6:24).

Os peregrinos na terra sentem a necessidade de JEOVÁRA'AH, "o Senhor meu pastor" (Sal. 23:1).

 Aqueles que se sentem sob condenação e necessitados da justificação, esperançosamente invocam a JEOVÁ-TSIDKENU, "o Senhor nossa justiça" (Jer. 23:6).

Aqueles que se sentem desamparados aprendem que ele é JEOVÁJIREH, "o Senhor que provê" (Gên. 22:14).

 E quando o reino de Deus se houver concretizado na terra, será ele conhecido como JEOVÁ-SHAMMAH, "o Senhor está ali" (Ezeq. 48:35). 

(c) El (Deus) é usado em certas combinações: EL-ELYON (Gên. 14:18-20), o "Deus altíssimo", o Deus que é exaltado sobre tudo o que se chama deus ou deuses.

 EL-SHADDAI, "o Deus que é suficiente para as necessidades do seu povo" (Êxo. 6:3).

 EL-OLAM, "o eterno Deus" (Gên. 21:33). (*)  

(d)Adonai significa literalmente "Senhor" ou "Mestre" e dá a idéia de governo e domínio. (Êxo. 23:17; Isa. 10:16, 33.) Por causa do que Deus é e do que tem feito, ele exige o serviço e a lealdade do seu povo. Este nome no Novo Testamento aplica-se ao Cristo glorificado. 

(e) Pai, emprega-se tanto no Antigo como no Novo Testamento. Em significado mais amplo o nome descreve a Deus como sendo a Fonte de todas as coisas e Criador do homem; de maneira que, no sentido criativo, todos podem considerar-se geração de Deus. (Atos 17:28.)

Todavia, esta relação não garante a salvação. Somente aqueles que foram vivificados e receberam nova vida pelo seu Espírito são seus filhos no sentido intimo da salvação. (João 1:12, 13.) 


Os nomes Javé(YaHVeH) e Jeová(YeHoVaH), são transliterações possíveis nas línguas portuguesas e espanholas uma vez que esses idiomas tem como característica principal o uso de vogais.

YHWH aparece mais de  6.800 vezes na Bíblia, sozinho ou em conjunção com outro nome ou palavra. A riqueza e a singularidade do nome do Deus da Bíblia é exatamente esta possibilidade de o seu nome ser pronunciado e louvado de acordo com algum aspecto de sua personalidade, que é inigualável, incomparável.

Desta forma o nome do nosso Deus é mais do que um simples nome e pode ser expresso em conjunto com títulos honoríficos.

 Veja alguns dos títulos que o seu nome permite compor:

Avinu Malkenu - Pai Nosso, Rei Nosso

Jeová Boreh - O Criador

Elohei Avraham, Elohei Yitzchak ve Elohei Ya`aqov — "D-us de Abraão, D-us de Isaque e D-us 
de Jacó"

El ha-Gibbor — "D-us Forte".

Jeová Emet — O Deus da Verdade.

Os Nomes Pelos Quais Deus é Conhecido

E'in Sof — "Infinito", nome cabalístico de D-us.

Ro'eh Yisrael — "Pastor de Israel".

Ha-Kaddosh, Baruch Hu — "O Santo, Bendito Ele".

Kaddosh Yisrael — "Santo de Isarell".

Melech ha-Melachim — "O Rei dos Reis".

Magen Avraham — "Escudo de Abraão".

YHWH-Yireh (Jeová Jireh) — O Deus da provisão  (Gênesis 22:13, 14).

YHWH-Rapha (Jeová Raphá)  — O Senhor que te sara  (Êxodo 15:26).

YHWH-Niss"i (Jeová-Nissi) — "O Senhor é  nossa bandeira" (Êxodo 17:8-15).

YHWH-Shalom (Jeová-Shalom) — O Senhor é  a nossa paz" (Juízes 6:24).

YHWH-Tzidkenu (Jeová-Tzdkenu) — O Senhor é nossa Justiça" (Jeremias  23:6).

YHWH-Shammah (Jeová-Shamah) — O Senhor está presente" (Ezequiel 48:35).


Os Nomes Pelos Quais Deus é Conhecido

Tzur Israel — "Rocha de Israel".

El-Elion - O mais elevado - o altíssimo

Por tudo o que vimos acima e por aquilo que não nos foi revelado ainda:
"Seja bendito o nome do SENHOR, desde agora para sempre" - Salmos 113.2

Fonte:

Myer_Pearlman / Ev. Sandoval Juliano

Seu humilde teólogo
 Leivison Barros S.

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