O Nome
Conceito bíblico (os
nomes de Deus) Quem é, e que é Deus? A melhor definição é a que se encontra no
Catecismo de Westminster: "Deus é Espírito,
infinito, eterno e imutável em seu ser, sabedoria, poder, santidade, justiça,
bondade e verdade."
A definição bíblica
pode formular-se pelo estudo dos nomes de Deus. O "nome" de Deus, nas
Escrituras, significa mais do que uma combinação de sons; representa seu
caráter revelado. Deus revela-se a si mesmo fazendo-se conhecer ou proclamando
o seu nome. (Êxo. 6:3; 33:19; 34:5, 6.) Adorar a
Deus é invocar seu nome (Gên. 12:8); temê-lo (Deut. 28:58); louvá-lo (2 Sam.
22:50); glorificá-lo (Sal. 86:9); é sacrilégio tomar seu nome em vão. (Êxo.
20:7), ou profaná-lo ou blasfemá-lo (Lev. 18:21; 24:16). Reverenciar a Deus é
santificar ou bendizer seu nome (Mat. 6:9).
O nome do Senhor defende o seu povo (Sal.
20:1), e por amor do seu nome não os abandonará (1 Sam. 12:22). Os seguintes
nomes de Deus são os mais comuns que encontramos nas Escrituras:
(a) Elohim (traduzido
"Deus".) Esta palavra emprega-se sempre que sejam descritos ou
implícitos o poder criativo e a onipotência de Deus. Elohim é o Deus-Criador. A
forma plural significa a plenitude de poder e representa a trindade.
(b)Jeová (traduzido
"Senhor" na versão de Almeida.) Elohim, o Deus-Criador, não permanece
alheio às suas criaturas. Observando Deus a necessidade entre os homens, desceu
para ajudá-los e salvá-los; ao assumir esta relação, ele revela-se a si mesmo
como Jeová , o Deus da Aliança. O nome JEOVÁ tem sua origem no verbo SER e
inclui os três tempos desse verbo — passado, presente e futuro. O nome,
portanto significa: Ele que era, que é e que há de ser; em outras palavras, o
Eterno.
Visto que Jeová é o Deus que se revela a si
mesmo ao homem, o nome significa: Eu me manifestei, me manifesto, e ainda me
manifestarei. O que Deus opera a favor de seu povo acha expressão nos seus
nomes, e ao experimentar o povo a sua graça, desse povo então pode dizer-se:
"conhecem o seu nome."
A relação entre Jeová e Israel resume-se no
uso dos nomes encontrados nos concertos entre Jeová e seu povo. Aos que jazem
em leitos de doença manifesta-se-lhes como JEOVÁ-RAFA, "o Senhor que
cura" (Êxo. 15:26).
Os oprimidos pelo
inimigo invocam a JEOVÁ-NISSI, "o Senhor nossa bandeira" Êxo.
17:8-15).
Os carregados de
cuidados aprendem que ele é JEOVÁ-SHALOM, "o Senhor nossa paz" (Jui.
6:24).
Os peregrinos na
terra sentem a necessidade de JEOVÁRA'AH, "o Senhor meu pastor" (Sal.
23:1).
Aqueles que se sentem sob condenação e
necessitados da justificação, esperançosamente invocam a JEOVÁ-TSIDKENU,
"o Senhor nossa justiça" (Jer. 23:6).
Aqueles que se sentem
desamparados aprendem que ele é JEOVÁJIREH, "o Senhor que provê"
(Gên. 22:14).
E quando o reino de Deus se houver
concretizado na terra, será ele conhecido como JEOVÁ-SHAMMAH, "o Senhor
está ali" (Ezeq. 48:35).
(c) El (Deus) é usado
em certas combinações: EL-ELYON (Gên. 14:18-20), o "Deus altíssimo",
o Deus que é exaltado sobre tudo o que se chama deus ou deuses.
EL-SHADDAI, "o Deus que é suficiente para
as necessidades do seu povo" (Êxo. 6:3).
EL-OLAM, "o eterno Deus" (Gên.
21:33). (*)
(d)Adonai significa
literalmente "Senhor" ou "Mestre" e dá a idéia de governo e
domínio. (Êxo. 23:17; Isa. 10:16, 33.) Por causa do que Deus é e do que tem
feito, ele exige o serviço e a lealdade do seu povo. Este nome no Novo
Testamento aplica-se ao Cristo glorificado.
(e) Pai, emprega-se
tanto no Antigo como no Novo Testamento. Em significado mais amplo o nome
descreve a Deus como sendo a Fonte de todas as coisas e Criador do homem; de
maneira que, no sentido criativo, todos podem considerar-se geração de Deus.
(Atos 17:28.)
Todavia, esta relação não garante a salvação. Somente aqueles que foram vivificados e receberam nova
vida pelo seu Espírito são seus filhos no sentido intimo da salvação. (João
1:12, 13.)
Os nomes Javé(YaHVeH)
e Jeová(YeHoVaH), são transliterações possíveis nas línguas portuguesas e
espanholas uma vez que esses idiomas tem como característica principal o uso de
vogais.
YHWH aparece mais de 6.800 vezes na Bíblia,
sozinho ou em conjunção com outro nome ou palavra. A riqueza e a singularidade
do nome do Deus da Bíblia é exatamente esta possibilidade de o seu nome ser
pronunciado e louvado de acordo com algum aspecto de sua personalidade, que é
inigualável, incomparável.
Desta forma o nome do
nosso Deus é mais do que um simples nome e pode ser expresso em conjunto com
títulos honoríficos.
Veja alguns dos títulos que o seu nome permite
compor:
Avinu Malkenu - Pai
Nosso, Rei Nosso
Jeová Boreh - O
Criador
Elohei Avraham,
Elohei Yitzchak ve Elohei Ya`aqov — "D-us de Abraão, D-us de Isaque e D-us
de Jacó"
El ha-Gibbor —
"D-us Forte".
Jeová Emet — O Deus
da Verdade.
Os Nomes Pelos Quais
Deus é Conhecido
E'in Sof —
"Infinito", nome cabalístico de D-us.
Ro'eh Yisrael —
"Pastor de Israel".
Ha-Kaddosh, Baruch Hu
— "O Santo, Bendito Ele".
Kaddosh Yisrael —
"Santo de Isarell".
Melech ha-Melachim —
"O Rei dos Reis".
Magen Avraham —
"Escudo de Abraão".
YHWH-Yireh (Jeová
Jireh) — O Deus da provisão (Gênesis
22:13, 14).
YHWH-Rapha (Jeová
Raphá) — O Senhor que te sara (Êxodo 15:26).
YHWH-Niss"i
(Jeová-Nissi) — "O Senhor é nossa
bandeira" (Êxodo 17:8-15).
YHWH-Shalom
(Jeová-Shalom) — O Senhor é a nossa
paz" (Juízes 6:24).
YHWH-Tzidkenu
(Jeová-Tzdkenu) — O Senhor é nossa Justiça" (Jeremias 23:6).
YHWH-Shammah
(Jeová-Shamah) — O Senhor está presente" (Ezequiel 48:35).
Os Nomes Pelos Quais
Deus é Conhecido
Tzur Israel —
"Rocha de Israel".
El-Elion - O mais
elevado - o altíssimo
Por tudo o que vimos
acima e por aquilo que não nos foi revelado ainda:
"Seja bendito o
nome do SENHOR, desde agora para sempre" - Salmos 113.2
Fonte:
Myer_Pearlman / Ev.
Sandoval Juliano
Seu humilde teólogo
Leivison Barros S.
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