Por Amor do Seu Nome –
Jonathan Edwards
[O nome de Deus é o objeto da deferência mais elevada das criaturas
santas e do próprio Deus]
Devo
observar aqui, em primeiro lugar, algumas passagens das Escrituras que se
referem ao nome de Deus como o objeto da sua deferência e da deferência das
criaturas virtuosas, santas e inteligentes, de maneira bastante semelhante
àquela que observamos a respeito da glória de Deus.
O nome de
Deus é, de igual modo, referido como o fim dos seus atos de bondade para com a
parte boa do mundo moral, e de suas obras de misericórdia e salvação para com o
seu povo. É o que vemos em:
1 Samuel
12.22: "Pois o SENHOR, por causa do
seu grande nome, não desamparará o seu povo";
Salmo
23.3: "Refrigera-me a alma. Guia-me
pelas veredas da justiça por amor do seu nome";
Salmo
31.3: "Por causa do teu nome, tu me
conduzirás e me guiarás";
Salmo
109.21: “Age por mim, por amor do teu
nome”;
1 João 2.12: "Filhinhos, eu vos escrevo, porque os vossos pecados são perdoados, por
causa do seu nome";
Salmo 25.11: "Por causa do teu nome, SENHOR, perdoa a minha iniqüidade, que é grande";
Salmo
79.9: "Assiste-nos, ó Deus e
Salvador nosso, pela glória do teu nome; livra-nos e perdoa-nos os pecados, por
amor do teu nome";
Jeremias
14.7: "Posto que as nossas maldades
testificam contra nós, ó SENHOR, age por amor do teu nome".
Essas
afirmações parecem mostrar que a salvação em Cristo é por amor ao nome de Deus.
Conduzir e guiar pelo caminho da segurança e da felicidade, restaurar a alma,
perdoar os pecados, bem como o socorro, o livramento e a salvação decorrentes
dessas providências, são atos realizados por amor ao nome de Deus. E podemos
observar que as duas grandes salvações temporais do povo de Deus - a libertação
da escravidão no Egito e do cativeiro na Babilônia -, representadas com
freqüência como imagens ou similitudes da redenção em Cristo, costumam ser
referidas como realizações por amor ao nome de Deus.
Daí a
grande obra de Deus ao livrar o seu povo do Egito e conduzi-lo a Canaã.
2 Samuel
7.23: "Quem há como o teu povo,
como Israel, gente única na terra, a quem tu, ó Deus, foste resgatar para ser
teu povo? E para fazer a ti mesmo um nome";
Salmo
106.8: "Mas ele os salvou por amor
do seu nome";
Isaías 63.12: "Aquele cujo braço glorioso ele fez andai" à mão direita de Moisés? Que fendeu as águas diante deles, criando para
si um nome eterno?".
No
capítulo 20 de Ezequiel, Deus faz uma recapitulação das várias partes dessa
obra maravilhosa, acrescentando ocasionalmente: "O que fiz, porém, foi por amor do meu nome, para que não fosse
profanado diante das nações", como pode ser visto nos versículos
9,14,22. (Veja também Js 7.8,9 ["E,
então, que farás ao teu grande nome?"]; Dn 9.15 ["Na verdade, ó Senhor, nosso Deus, que
tiraste o teu povo da terra do Egito com mão poderosa, e a ti mesmo adquiriste
renome"].)
E assim
foi na redenção do cativeiro na Babilônia. Isaías 48.9,11: "Por amor do meu nome, retardarei a minha
ira e por causa da minha honra me conterei para contigo... Por amor de mim, por
amor de mim, é que faço isto; porque como seria profanado o meu nome?".
Ezequiel
36.21,22,23 apresenta o motivo para a misericórdia de Deus ao restaurar Israel:
"Mas tive compaixão do meu santo
nome ... Assim diz o SENHOR Deus: Não é por amor de vós70 que eu faço isto, ó
casa de Israel, mas pelo meu santo nome... que foi profanado entre as nações".
E em
Ezequiel 39.25: "Portanto, assim
diz o SENHOR Deus: Agora, tornarei a mudar a sorte de Jacó e me compadecerei de
toda a casa de Israel; terei zelo pelo meu santo nome".
Daniel
ora pedindo que Deus perdoe o seu povo e use de misericórdia para com ele
"por amor de ti mesmo" (Dn
9.19).
Quando
Deus fala, ocasionalmente, de mostrar misericórdia e usar de bondade e promover
a felicidade do seu povo, por amor ao seu nome, não podemos entender que se
trata de um fim meramente subordinado. Seria extremamente absurdo dizer que ele
promove a felicidade do povo por amor ao nome dele de modo subordinado ao bem
do povo, e para que o nome dele seja exaltado apenas para o benefício do povo,
como um meio para a felicidade deles! 71 Especialmente quando são usadas
expressões como, "Por amor de mim,
por amor de mim, é que faço isto; porque como seria profanado o meu nome?"
e "Não é por amor de vós que eu
faço isto, ó casa de Israel, mas pelo meu santo nome... "Não é por amor de vós que eu faço isto...
mas pelo meu santo nome".
Mais uma
vez, as Escrituras mostram que o povo de Deus existia, pelo menos como tal, por
amor ao nome de Deus. Isso fica implícito no fato de Deus tê-lo redimido ou
comprado, para que pudesse ser o seu povo, para o seu nome. Como nas passagens
mencionadas, temos 2 Samuel 7.23: "Quem
há como o teu povo, como Israel, gente única na terra, a quem tu, ó Deus, foste
resgatar para ser teu povo? E para fazer a ti mesmo um nome".
O fato de
Deus fazer de Israel um povo para o seu nome também fica subentendido em
Jeremias 13.11: "Porque, como o
cinto se apega aos lombos do homem, assim eu fiz apegar-se a mim toda a casa de
Israel e toda a casa de Judá, diz o SENHOR, para me serem por povo, e nome".
Atos 15.14: "Expôs Simão como Deus, primeiramente, visitou os gentios, a fim de
constituir dentre eles um povo para o seu nome".
Esse fato
também é referido como o fim visado pela virtude, pela religião e pela conduta
íntegra dos santos. Romanos 1.5: "por
intermédio de quem viemos a receber graça e apostolado por amor do seu nome,
para a obediência por fé, entre todos os gentios";
Mateus
19.29: "E todo aquele que tiver
deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ... por causa do meu nome, receberá muitas
vezes mais e herdará a vida eterna";
3 João
7:"... pois por causa do Nome foi
que saíram, nada recebendo dos gentios";
Apocalipse
2.3: "E tens perseverança, e
suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer".
E vemos
que as pessoas santas expressam anseio por isso e alegria nisso do mesmo modo
que o fazem em relação à glória de Deus.
2 Samuel 7.26: "Seja para sempre engrandecido o teu nome";
Salmo 76.1: "Conhecido é Deus em Judá; grande, o seu nome em Israel";
Salmo
148.13: "Louvem o nome do SENHOR,
porque só o seu nome é excelso; a sua majestade [glória na versão da Bíblia
usada pelo autor- N.T.] é acima da terra e do céu".
Salmo 145.13: "O teu reino [nome na versão da Bíblia usada pelo autor - N.T.] é o de
todos os séculos, e o teu domínio subsiste por todas as gerações";
Isaías
12.4: "Tornai manifestos os seus
feitos entre os povos, relembrai que é excelso o seu nome".
De acordo
com as Escrituras, os julgamentos que Deus executa sobre os perversos são por
amor ao seu nome, do mesmo modo como o são para a sua glória.
Êxodo
9.16: "mas, deveras, para isso te
hei mantido, a fim de mostrar-te o meu poder, e para que seja o meu nome
anunciado em toda a terra";
Neemías
9.10: "Fizeste sinais e milagres
contra Faraó e seus servos e contra todo o povo da sua terra, porque soubeste
que os trataram com soberba; e, assim, adquiriste renome, como hoje se vê".
E é dito
que esse nome é conseqüência das obras da criação, como o é, também, a glória
de Deus.
Salmo
8.1: "O SENHOR, Senhor nosso, quão
magnífico em toda a terra é o teu nomel Pois expuseste nos céus a tua majestade"
"glória" na versão da
Bíblia usada pelo autor -N.T.]. Na conclusão das observações acerca das obras
da criação, o Salmo termina da seguinte maneira no versículo 9: "O SENHOR, Senhor nosso, quão magnífico em
toda a terra é o teu nome". O mesmo se dá no Salmo 148.13, depois da
menção específica das diversas obras da criação: "Louvem o nome do SENHOR, porque só o seu nome é excelso; a sua
majestade é acima da terra e do céu".
FONTE: http://www.jonathanedwards.com.br
Seu humilde teólogo,
Leivison Barros S.
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