ORAÇÃO DO PAI NOSSO
Comentário expositivo
Tema: “ E tu, quando
orares,... ”
Texto: Mateus 6:6
Veremos um exemplo de oração
bíblica, um esboço a ser copiado e aprendido.
Mateus 5:5 a 13, sendo esta oração parte do
maior sermão pregado na bíblia, e também ensinado em uma petição dos discípulos
de Jesus em Lucas 11:1, ( “ Ensina-nos a orar ” )
É importante lembrar o contexto em que isto
acontece, os discípulos eram todos judeus e veremos logo abaixo que eles desde
novos eram ensinados a orar.
O que é uma oração?
Oração é um ato religioso que visa
a ativar uma ligação, uma conversa, um pedido, um agradecimento, uma
manifestação de reconhecimento ou, ainda, um ato de louvor diante
de um ser
Oração no contexto Judeu!
Nenhuma nação teve um ideal mais elevado de
oração que o dos judeus, eles colocam a oração no ápice de suas prioridades.
_Diziam os rabinos, grande é a
oração, maior que toda boa obra.
Existem duas coisas que os
Judeus fazem todos os dias, a primeira é a repetição do Shema ( três breves
passagens 6:4-9; 11:13:21; Números 15:37:41 )
Entretanto estas recitações
correm o risco de virarem repetições vazios e sem valor, de fato existem judeus
ortodoxos que repetem isto com amor e unção, mas fato muitos falam da boca para
fora.
A segunda oração é a Shemoneh’
esreh, expressão que significa “ as dezoito ”, consiste em dezoito orações
breves , com tempo passaram a ser dezenove, mas ainda usam o termo para
dezoito.
Nós precisamos aprender com os judeus,
algumas cosias, existe um costume de orar
por quase tudo, existe uma oração para cada situação de suas vidas, orações
para antes e depois das comidas, orações relacionadas com a luz, fogo, raios,
Lua nova, os cometas, chuvas, tempestades e etc.
As orações eram feitas em horários determinados,
na terceira, sexta e nona hora do dia, ou melhor dizendo as 9, 12 e as 3 da
tarde.
A oração era relacionada a um lugar em
específico por exemplo a sinagoga, vemos isto por exemplo em Atos 3:1, quando
Pedro e João estão indo para o templo fazer a oração, nós sabemos que podemos
orar a DEUS em qualquer lugar.
Como não devemos orar!
Mateus 6:5 “E, quando
orares, não sejais como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas
sinagogas, e ás esquinas das ruas para serem vistos pelos homens. Em verdade
vos digo que já receberam seu galardão”
Hipocrisia é uma que tanto no latim como no
grego significam encenação, fingimento, como em um filme ou novela, tudo aquilo
é falso, E Jesus esta direcionando esta fala para os religiosos da época dEle,
os fariseus, não sejam como eles pois isto é apenas uma casca, uma mascara,
eles de fato não são o que falam que são.
Quando dava a hora de orar eles levantavam as
mãos e olhos para céu e oravam, mas não para DEUS e sim para o homem, para que
as pessoas que estavam ao seu redor olhassem e pensassem, o quão espiritual e
íntimo de DEUS ele era.
O que é galardão? É um prêmio, uma recompensa,
e Jesus fala eles já receberam o prêmio deles.
Como devemos
orar
Mateus 6:6 “Mas tu,
quando orares, entra em teu aposento, e, fechando a tua porta, ora a teu pai,
que vê secretamente, te recompensará.”
É importante que realçar um pressuposto lançado
aqui, Jesus não disse “ Mas tu, se orares “ e sim “ Mas tu, quando orares ”, a
oração é uma prática, é um exercício.
Não é uma ordenação de orarmos apenas a sós,
não é isso, porque nós vemos orações em unidade em Atos, Também vemos que
quando Esdras orou diante da casa de DEUS, uma grande multidão ajuntou-se a
ele, então o que Jesus disse não é uma ordenação.
Mas sim, para que tenhamos um momento a sós
com DEUS, pois de fato existem coisas que eu falo apenas com DEUS, se eu quero
tratar algo com a professora Adanete ( minha amada
professora de Teologia – Deus a tenha ), eu não preciso de vocês apenas
dela, então é isso, o que Jesus quis dizer, vocês não precisam estar numa
praça, sinagoga ou templo, o seu quarto é o suficiente, um lugar a sós é o
suficiente.
O próprio Jesus fazia isto, e não num quarto,
Marcos 1:35 “ E, levantando-se de manhã muito cedo,
fazendo ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava ”
Lucas 5:16 “ Porém
ele retirava-se para os desertos, e ali orava ”
Os versículos 7 e 8 nos revelam algumas
coisas sobre as petições.
Mateus 7:7 – “ E,
orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito
falarem serão ouvidos ”
Existem uma grande diferença em vãs
repetições de insistência, irei explicar, os pagãos, ou gentios, que são
aqueles que não conhecem a palavra não conhecem a DEUS, tinham por costume
repetir frases, e clamar em voz alta repetidas vezes, temos um exemplo disso em
1 Reis 18:26, quando os 450 profetas de baal ficam clamando em voz alta, “
baal, nos responda ”, e também vemos isto num grande avivamento em Éfeso em Atos
19:34, através da vida do apóstolo Paulo, e ele desbancou a falsa deusa Diana,
e todos irritados gritavam, “ Grande é Diana dos efésios ” e ele fizeram isso
durante quase duas horas.
Ou seja, vãs repetições são pegar frases ou
estrofes e fazer destas de talismã, fala isso 10 vezes e isso 5 e tudo este
certo, é exatamente o que os gentios faziam.
Agora insistir em oração a DEUS por algo, é
bíblico, nós vemos isso por exemplo em Lucas 11, Jesus ensina como orar e logo
depois ele usa uma parábola, o nome desta é “ PARÁBOLA
DO AMIGO IMPORTUNO ” e também temos a parábola do Juiz iníquo, ou seja,
não pare de insistir com DEUS, orar incessantemente pela libertação de sua mãe,
pai ou mesmo a sua recuperação é bíblico, o pastor norte americano Paul David
Washer fala que nós temos que atirar
pedras nos portões celestiais através de nossas orações.
Mateus 8:8 “ Não vos
assemelheis pois a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de
vós lho pedirdes ”
O versículo 7 entra em controvérsia com o
versículo 8, pois para que eu orarei se Ele já sabe o que eu preciso. Ele sabe
sim, mas devemos encarar isto da seguinte forma, nos decretos imutáveis de
DEUS, nossas orações fazem a diferença, o que nós vemos na instituição dos
diáconos em Atos 6:4 “ Mas nós perseveraremos na
oração e no ministério da palavra ”.
A oração do Pai Nosso aparece
apenas aqui, nenhum apóstolo a repetiu ou seja é uma oração modelo, constituída
em duas partes, a primeira volta-se para DEUS e a outra a nós.
1º. Aprendemos que a oração começa em DEUS,
voltada para DEUS, e não a nós, e em segundo ele é Pai, e nosso, e não apenas
meu Pai, nós somos membros de uma grande família em Cristo Jesus, e no Pai
nosso aprendemos a não privar a DEUS.
2ºAprendemos duas coisas, quando começamos a
orar o Pai nosso, primeiro, Ele não é só meu Pai, meu Deus, é nosso, é Pai de
uma grande comunidade, de um grande povo, e que Ele habita numa lugar inabitável,
que hoje eu não posso contempla-lo, mas minha oração chega até Ele.
3º.Aprendemos que o nome de DEUS é santo e
merece ser santificado sempre, YWHW no antigo testamento e Kyrios no novo testamento,
a palavra santo no grego ( HAGIOS ) que significa diferente ou separado, para o
hebreu o nome descreve a natureza, caráter e personalidade de uma indivíduo,
por exemplo:
"Estes confiam em carros, e
aqueles em cavalos; mas nós do nome do Jeová nosso Deus teremos memória" Salmos 20:7
É óbvio que aqui não se diz que nos tempos de
dificuldade o salmista recordará que o nome de Deus é Jeová. Significa que em
tais momentos alguns porão sua confiança nos recursos e as ajudas materiais ou
humanas, mas o salmista recordará a natureza e o caráter de Deus, e confiará
nele.
Portanto, quando dizemos "Santificado seja seu nome", queremos
significar "nos faça capazes para te dar o lugar único que sua natureza e
caráter merecem e exigem."
Mateus 6:10 “ Venha o
teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como céu; ”
Nos poemas hebreus existe um estilo
característico chamado de paralelismo, sabemos que paralelo é o que está lado a
lado, temos três tipos de paralelismo hebraico sinonímico, antético e sintético,
iremos falar apenas do sinonímico. Neste tipo de paralelismo a primeira frase
do verso é repetida na segunda, entretanto com outras palavras, mas com o mesmo
sentido, apenas isto.
Exemplo Salmos 24:1 “
Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam ”
"O Senhor é o meu pastor –
Nada me faltará" Salmos 23:1
Então oramos para que o reino venha estamos o
orando pela vontade dEle, estamos orando pelo governo celestial, onde existem
um presidente supremo, um Rei apenas, Deus.
"Venha o teu Reino – Seja
feita a tua vontade assim na terra, como
no céu."
Esta no reino é obedecer a vontade de DEUS,
então vemos que primordialmente o reino não tem haver com as nações, países
deste mundo mas com cada um de nós. O reino vem quando cada um de nós
submete-se a fazer a vontade de DEUS.
Mateus 6:11 “ O pão
nosso de cada dia nos dá hoje ”
Existe um uma palavra grega chamada “epiousios ” que
significa cada dia ou cotidiano, e esta palavra aparece nesta parte do Pai
Nosso, no dado uma ideia de presente, provisão no presente, vemos isto em Êxodo
16, quando DEUS manda o maná, ele deveria ser consumido no mesmo e dia e não
podia ser armazenado pois apodrecia, isto para que, para que aja dependência em
DEUS.
Mateus 6:12-13 “ E
perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; ”
A palavra dívida, também traduzida como
pecado tem diversos significados no grego ( língua em
que foi escrito o Novo Testamento ).
Vamos começar a falar nesta parte sobre 5
palavras para pecado, as 5 em grego e no final veremos qual é a palavra que
esta no Pai Nosso.
A palavra mais comum é “hamartia”. Este termo significava originalmente errar
o branco. Não dar no branco era hamartia. portanto, pecado é não ser, o que
deveríamos e tivéssemos podido ser.
A segunda palavra que significa
"pecado" é “parabasis”, que
literalmente quer dizer "cruzar ao outro lado." Pecar é cruzar a
linha que separa o bem do mal.
A terceira palavra que significa
"pecado" é “paraptoma”, que significa
escorregão. trata-se do tipo de escorregão que podemos sofrer em um caminho
molhado, ou sobre o gelo.
A quarta palavra que significa
"pecado" é “anomia”, ou seja atuar
fora da lei. trata-se do pecado de quem conhece o bem e entretanto faz o mal.
A quinta palavra que significa
"pecado" no Novo Testamento é “ofeilema”,
a palavra que aparece no Pai Nosso e que significa literalmente
"dívida". Significa não pagar o que se deve, deixar de cumprir com um
dever. Não há quem pode dizer que em sua vida cumpriu que maneira perfeita com
todos os deveres para seu próximo e para Deus. Tal perfeição não existe entre
os seres humanos.
Mateus 6:13 “ E não
nos induza à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e
a glória, para sempre. Amém ”
Para os ouvidos modernos a palavra tentação
soa bastante mal, como já dito anteriormente nossa língua é bem escassa de
significados, e existem interpretações que entram em contradição, por exemplo,
Tiago fala que DEUS não tenta a ninguém e em Gênesis 22:1 em algumas versões
vemos Deus tentando Abraão para matar seu filho, a palavra correta e provação.
A provação não tem como objeto nos fazer cair
no pecado, a não ser nos fortalecer para que possamos ser melhores homens e
mulheres.
É certo que na Bíblia é dito que neste mundo existem
forças do mal que militam contra nossas vidas, que fato nos tenta. O tentador é
satanás e nesta oração pedimos a DEUS livra-nos do mal. Em hebreu a palavra
satanás significa adversário, e diabo em grego “ diábolos
” significa caluniador ou seja o mal que pedimos para sermos livrados é aquele
que é o nosso adversário e nos calunia.
E esta oração termina com uma linda doxologia
( doxa = glória e logia = palavra ) ou hino, louvor principalmente voltado a
DEUS.
PORQUE TEU É O REINO, E O PODER, E A GLÓRIA,
PARA SEMPRE.
Caro leitor, use esta oração e aprenda a
alcançar com suas preces a presença do Altíssimo, comece sua oração no céu,
solicite o necessário e ore pelo teu próximo.
Amém!
Seu humilde teólogo, Leivison Barros S.
Orare et Labutare - Agostinho
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