A TRINDADE
Comentário Expositivo
Tema: A Trindade
Texto: “ E,
sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e
viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.
E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. ” Mateus 3:16-17
E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. ” Mateus 3:16-17
Introdução
Iremos
neste estudo, tentar entender um dos temas mais difíceis existentes na bíblia,
a Trindade. Quem nunca ficou pensando, Como assim apenas um Deus, e, não
obstante Deus Pai, Filho e Espírito? E temo dizer que mesmo depois deste estudo
as dúvidas não ficarão sanadas, mas creio que seremos edificados para crermos e
aceitarmos na verdade bíblia revelada.
As
escrituras ensinam que Deus é Um, e que além dele não existe outro Deus.
“ Então
falou Deus todas estas palavras, dizendo:
Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
Não terás outros deuses diante de mim.
Êxodo 20:1-3 ”
Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
Não terás outros deuses diante de mim.
Êxodo 20:1-3 ”
“ Eu
sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem
o meu louvor às imagens de escultura.
Isaías 42:8 ”
Isaías 42:8 ”
“
Eu sou o Senhor, e não há outro; fora de mim não há
Deus; eu te cingirei, ainda que tu não me conheças; ” Isaias
45:5
E
surge a pergunta como podia Deus ter comunhão com alguém antes que existissem
as criaturas finitas?
A
resposta é que a Unidade Divina é uma Unidade composta, e que
nesta unidade há realmente três Pessoas distintas,
cada uma das quais é a Divindade, e que, no entanto, cada uma está sumamente
consciente das outras duas.
Não
é o caso de haver três Deuses, todos três independentes e de existência
própria. Os três cooperam unidos e num mesmo propósito, de maneira que no pleno
sentido da palavra, são "um". O Pai cria,
o Filho redime, e o Espírito Santo santifica; e, no entanto, em cada uma dessas
operações divinas os Três estão presentes.
O Pai é preeminentemente o
Criador, mas o Filho e o Espírito são tidos como cooperadores na mesma obra. O
Filho é preeminentemente o Redentor, mas Deus o Pai e o Espírito são
considerados como Pessoas que enviam o Filho a redimir. O Espírito Santo é o
Santificador, mas o Pai e o Filho cooperam nessa obra. A Trindade é uma
comunhão eterna, mas a obra da redenção do homem evocou a sua manifestação
histórica.
O Filho entrou no mundo duma maneira nova ao tomar sobre si a
natureza humana e lhe foi dado um novo nome, Jesus. O Espírito Santo entrou no
mundo duma maneira nova, isto é, como o Espírito de Cristo incorporado na
igreja. Mas ao mesmo tempo, os três cooperaram.
O Pai
testificou do Filho (Mat. 3:17) “ E eis que uma voz
do céus dizia: Este é meu Filho amado, em quem me comprazo ”
O Filho
testificou do Pai ( João 5:19 ) “ Mas Jesus
respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na
verdade vos digo que o Filho por si
mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer ao Pai; porque tudo
quanto ele faz, o Filho o faz igualmente ”
O Filho
testificou do Espírito (João 14:26) “ Mas aquele
Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará
todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. ”
E mais tarde
o Espírito testificou do Filho (João 15:26) “ Mas,
quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele
Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim. ”
Será
tudo isso difícil de compreender? Como poderia ser de outra maneira
visto que estamos tentando explicar a vida íntima
do Deus Todo poderoso! A doutrina da Trindade é claramente uma doutrina
revelada, e não doutrina concebida pela razão humana. De
que maneira poderíamos aprender acerca da natureza íntima da Divindade a não
ser pela revelação?
(1 Cor.
2:16.) “ Porque, quem conheceu a mente do Senhor,
para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo. ”
É verdade que a palavra "Trindade" não aparece no Novo Testamento; é uma expressão teológica, que surgiu no segundo
século para descrever a Divindade.
Bem podemos
compreender porque a doutrina da Trindade era às vezes mal entendida e mal
explicada. Era muito difícil achar termos humanos que pudessem expressar a
unidade da Divindade e ao mesmo tempo, a realidade e a distinção das Pessoas. Ao acentuar a realidade da Divindade de Jesus, e da personalidade do Espírito Santo, alguns escritores
corriam o perigo de cair no triteísmo, ou a crença em três deuses.
Outros escritores, acentuando a unidade de Deus,
corriam perigo de esquecer-se da distinção entre as Pessoas. Este último erro é
comumente conhecido como sabelianismo, doutrina do bispo Sabélio que
ensinou que Pai, Filho, e Espírito Santo são simplesmente três aspectos ou
manifestações de Deus.
Este erro tem surgido muitas vezes na história da igreja
e existe ainda hoje. Essa doutrina do sabelianismo é claramente antibíblica e
carece de aceitação, por causa das distinções bíblicas
entre o Pai, o Filho, e o Espírito. O Pai ama e envia o Filho, o Filho
veio do Pai e voltou para o Pai. O Pai e o Filho enviam o Espírito; o Espírito
intercede junto ao Pai. Se, então, o Pai, o Filho e o Espírito são apenas um
Deus sob diferentes aspectos ou nomes, então o Novo Testamento é uma confusão.
Por exemplo,
a leitura da oração intercessora (João 17)
com pensamento de que Pai, Filho e Espírito fossem uma só Pessoa, revelaria o
absurdo dessa doutrina, isto é, seria mais ou menos isto:
“Assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que
dê a vida eterna a todos quantos lhe deste. Eu glorifiquei-te na terra, tendo
consumado a obra que me deste a fazer.
E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse. ” João 17: 2-4 e 5
E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse. ” João 17: 2-4 e 5
"Assim
como eu me dei poder sobre toda a carne, para que eu dê a vida eterna a todos
quantos dei a mim mesmo... eu me glorifiquei na terra, tendo consumado a obra
que me dei a fazer. E agora eu me glorifico a mim mesmo com a glória que eu
tinha comigo antes que o mundo existisse."
Como foi
preservada a doutrina da Trindade de não se deslocar para os extremos, nem para
o lado da Unidade (sabelianismo) nem para o lado da Triunidade (triteismo)? Foi
pela formulação de dogmas, isto é, interpretações que definissem a doutrina e a
"protegessem" contra o erro. O seguinte exemplo de dogma acha-se no
Credo de Atanásio formulado no quinto século: Adoramos
um Deus em trindade, e trindade em unidade. Não confundimos as Pessoas,
nem separamos a substância. Pois a pessoa do Pai é uma, a do Filho outra, e a
do Espírito Santo, outra. Mas no Pai, no Filho e no Espírito Santo há uma
divindade, glória igual e majestade coeterna. Tal qual é o Pai, o mesmo são o
Filho e o Espírito Santo. O Pai é incriado, o Filho incriado, o Espírito
incriado.
O Pai é imensurável, o Filho é imensurável, o Espírito Santo é
imensurável. O Pai é eterno, o Filho é eterno, o Espírito Santo é eterno. E,
não obstante, não há três eternos, mas sim um eterno. Da mesma forma não há
três (seres) incriados, nem três
imensuráveis,
mas um incriado e um imensurável.
Visto como a
doutrina da Trindade concerne à natureza íntima da Trindade, não poderia ser
conhecida, exceto por meio de revelação. Essa revelação encontra-se nas
Escrituras.
O
Antigo Testamento
O Antigo
Testamento não ensina clara e diretamente sobre a Trindade, e a razão é evidente. Num mundo onde o culto de
muitos deuses era comum, tornava-se necessário acentuar esta verdade em Israel,
a verdade de que Deus é Um, e de que não havia outro além dele. Se no princípio
a doutrina da Trindade fosse ensinada diretamente, poderia
ter sido mal entendida e mal interpretada. Muito embora essa doutrina
não fosse explicitamente mencionada, sua origem pode ser vista no Antigo
Testamento. Sempre que um hebreu pronunciava o nome de Deus (Elohim) ele estava realmente dizendo
"Deuses", pois a palavra é plural.
Elohim
é um substantivo que se refere a "Deus" ou "deuses" quando
no plural, usado na língua Hebraica moderna e antiga.
Imaginemos
um hebreu devoto e esclarecido ponderando o fato de que Deus é Um, e no entanto
é Elohim — "Deuses". Facilmente podemos imaginar que ele chegasse à
conclusão de que exista pluralidade de pessoas dentro de um Deus.
Paulo,
o apóstolo, nunca cessou de crer na unidade de Deus como lhe fora ensinada
desde a sua mocidade.
(1 Tim. 2:5; 1 Cor. 8:4) “ Porque há um só Deus, e um só Mediador
entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. ” 1 Timóteo 2:5
“ Assim que, quanto ao comer das coisas
sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há
outro Deus, senão um só. ” 1
Coríntios 8:4
Paulo
insistia em que não ensinava outra coisa senão aquelas que se encontravam na
Lei e nos Profetas. Seu Deus era o Deus de Abraão, Isaque e Jacó. No entanto, pregava a divindade de Cristo.
(Fil. 2:6-8; 1 Tim. 3:16) “ Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser
igual a Deus,
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. ” Filipenses 2:6 - 8
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. ” Filipenses 2:6 - 8
“ E, sem dúvida alguma, grande é o
mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito,
visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória.
” 1 Timóteo 3:16
E a personalidade do Espírito Santo.
(Efés. 4:30)
“ E não entristeçais o
Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. ” Efésios 4:30
E incluiu as
três Pessoas juntas na bênção apostólica.
(2 Cor. 13:14.) “ A
graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo
seja com todos vós. Amém. ” 2 Coríntios 13:14
Todos
os membros da Trindade são mencionados no Antigo Testamento:
O Pai
( Isaias 63:16; Malaquias 2:10 ) “ Mas tu és nosso Pai, ainda que Abraão não nos conhece, e
Israel não nos reconhece; tu, ó Senhor, és nosso Pai; nosso Redentor desde a
antiguidade é o teu nome. ” Isaias 63:16
“ Não temos nós todos um mesmo Pai? Não nos criou um mesmo
Deus? Por que agimos aleivosamente cada um contra seu irmão, profanando a
aliança de nossos pais? ” Malaquias 2:10
O Filho de Deus
(Sal. 45:6,
7; 2:6, 7, 12; Prov. 30:4.)
“ Quem subiu ao céu e desceu? Quem
encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as águas numa roupa? Quem
estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual é o seu nome? E qual é o nome
de seu filho, se é que o sabes? ” Provérbios 30:4
O Messias é
descrito com títulos divinos. (Jer. 23:5, 6; Isa. 9:6.)
“ Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi
um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e agirá sabiamente, e praticará o juízo
e a justiça na terra.
Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este será o seu nome, com o qual Deus o chamará: O SENHOR JUSTIÇA NOSSA. ” Jeremias 23:5
Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este será o seu nome, com o qual Deus o chamará: O SENHOR JUSTIÇA NOSSA. ” Jeremias 23:5
“ Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o
principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso,
Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. ” Isaias
9:6
Faz-se
menção do misterioso Anjo do Senhor que leva o nome de Deus e tem poder tanto
para perdoar como para reter os pecados. (Êxo. 23:20-21.)
“Eis que eu envio um anjo diante de ti, para que te guarde
pelo caminho, e te leve ao lugar que te tenho preparado.
Guarda-te diante dele, e ouve a sua voz, e não o provoques à ira; porque não perdoará a vossa rebeldia; porque o meu nome está nele. ” Êxodo 23:20-21
Guarda-te diante dele, e ouve a sua voz, e não o provoques à ira; porque não perdoará a vossa rebeldia; porque o meu nome está nele. ” Êxodo 23:20-21
O Espírito
Santo
(Gên. 1:2; Isa. 11:2; 48:16; 61:1; 63:10.)
“ E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a
face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. ”
Gênesis 1:2
“
E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de
sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito
de conhecimento e de temor do Senhor. ” Isaias 11:2
“ Chegai-vos a mim, ouvi isto: Não falei em segredo desde o
princípio; desde o tempo em que aquilo se fez eu estava ali, e agora o Senhor
DEUS me enviou a mim, e o seu Espírito. ” Isaias 48:16
“ O Espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR
me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos
de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos
presos; ” Isaias 61:1
“ Mas eles foram rebeldes, e contristaram o seu Espírito
Santo; por isso se lhes tornou em inimigo, e ele mesmo pelejou contra eles.
” Isaias 63-10– Aqui é dado ao Espírito
do Senhor personalidade
Prenúncios
da Trindade vêem-se na tríplice bênção de Num. 6:23-27 e na tríplice doxologia
de Isa. 6:3.
“ Fala a
Arão, e a seus filhos dizendo: Assim abençoareis os filhos de Israel,
dizendo-lhes:
O Senhor te abençoe e te guarde;
O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;
O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.
Assim porão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei. ”
O Senhor te abençoe e te guarde;
O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;
O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.
Assim porão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei. ”
“ E clamavam
uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é
o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. ”
Textos
do Antigo testamento também apontam para um pluralismo declarado, estes são:
“ E disse Deus: Façamos o homem à nossa
imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre
as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil
que se move sobre a terra. ”
Gênesis 1:26
“ Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que
não entenda um a língua do outro. ” Gênesis 11:7
O
Novo Testamento
Os cristãos primitivos mantinham como um dos
fundamentos da fé o fato da unidade de Deus. Tanto ao judeu como ao pagão
podiam testificar: "Cremos em um Deus."
Mas ao mesmo tempo eles tinham as palavras claras de Jesus para provar que ele
arrogou a si uma posição e uma autoridade que seriam blasfêmia se não fosse ele
Deus. Os escritores do Novo Testamento, ao referirem-se a Jesus, usaram uma
linguagem que indicava reconhecerem a Jesus como sendo "sobre todas as coisas, Deus bendito para sempre"
(Rom. 9:5).
E a
experiência espiritual dos cristãos apoiava estas afirmações. Ao conhecer a
Jesus, conheciam-no como Deus. O mesmo se verifica em relação a Deus e ao
Espírito Santo. Os primitivos cristãos criam que o Espírito Santo, que morava
neles, ensinando-os, guiando-os, e inspirando-os a andar em novidade de vida,
não era meramente uma influência ou um sentimento, mas um ser ao qual poderiam
conhecer e com o qual suas almas poderiam ter verdadeira comunhão.
E, ao
examinarem o Novo Testamento, ali acharam que ele era descrito como possuindo
os atributos de uma personalidade. Assim a igreja primitiva se defrontava com
estes dois fatos: que Deus é Um, e que o Pai é Deus; o Filho é Deus e o
Espírito Santo é Deus. E estes dois grandes fatos concernentes a Deus
constituem a doutrina da Trindade. Deus, o Pai, era para eles uma realidade; o
Filho era para eles uma realidade; e da mesma forma, o Espírito Santo. E,
diante desses fatos, a única conclusão a que se podia chegar era a seguinte:
que havia na Divindade uma verdadeira, embora misteriosa, distinção de personalidades,
distinção que se tornou manifesta na obra divina para redimir o homem. Várias
passagens do Novo Testamento mencionam as três Pessoas Divinas.
(Vide Mat. 3:16, 17; 28:19; João 14:16, 17,
26; 15:26; 2 Cor. 13:14; Gál. 4:6; Efés. 2:18; 2 Tes. 3:5; 1Ped. 1:2; Efés.
1:3, 13; Heb. 9:14.) Uma comparação de textos tomados de todas as partes das
Escrituras mostra o seguinte:
Cada
uma das três Pessoas é Criador, embora se declare que há um só Criador. (Jo 33:4;
Isa. 44:24 e João 1:3)
“ Assim diz o Senhor, teu redentor, e que te formou desde o
ventre: Eu sou o Senhor que faço tudo, que sozinho estendo os céus, e espraio a
terra por mim mesmo; ” Isaias 44:24
“ O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do
Todo-Poderoso me deu vida. ” Jó 33:4
“ Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do
que foi feito se fez. ” João 1:3
Como
podem três Pessoas ser um Deus? — É uma pergunta que deixa muita gente
perplexa. Não nos admiramos dessa estranheza, pois, ao considerar a natureza
interna do eterno Deus, estamos tratando de uma forma de existência muito
diferente da nossa.
Mas existe
um método pelo qual as verdades que estão além do alcance da razão ainda podem,
até certo ponto, tomar-se perceptíveis a ela. Referimo-nos ao uso da ilustração
ou da analogia.
Porém elas devem ser usadas com cuidado, e não forçadamente.
"Toda comparação manca", disse um
sábio da antiga Grécia. Até as melhores são imperfeitas e inadequadas. Elas
podem ser comparadas a minúsculas lanternas elétricas que nos ajudam a enxergar
algum tênue vislumbre da razão das verdades imensuráveis, vastas demais para
serem perfeitamente compreendidas.
Obtemos de
três fontes as ilustrações: a natureza; a
personalidade humana; e as relações humanas.
A natureza proporciona muitas analogias.
A água é
uma, mas esta também é conhecida sob três estados físicos — líquido, sólido e gasoso.
O sol é um,
mas se manifesta como luz, calor e fogo.
O raio de
luz realmente se compõe de três raios: primeiro, o
actinico, que é invisível; segundo, o luminoso, que é visível; terceiro, o
calorífero, que produz calor, o qual se sente mas não se vê. Onde há
estes três, ali há luz; onde há luz, temos estes três. João o apóstolo, disse:
"Deus é luz". Deus o Pai é invisível; ele se tomou visível em seu
Filho, e opera no mundo por meio do Espírito, que é invisível, no entanto, é
eficaz.
Três velas
num quarto darão uma só luz.
O tempo é um
só, mas dividido em passado, presente e futuro, tempo sem passado não é tempo,
ou sem presente ou sem futuro, mas tempo é tempo quando os três estão juntos.
O triângulo
tem três lados e três ângulos; tirai-lhe um lado e não é mais triângulo. Onde
há três ângulos há um triângulo.
A personalidade humana
Deus disse:
"Façamos o homem à nossa imagem, conforme à
nossa semelhança." O homem é um, e, no entanto, tripartido,
constituído de espírito, alma e corpo.
O
conhecimento humano assinala divisões na personalidade. Não temos sido
cônscios, às vezes, de arrazoamos com nós mesmos e de estarmos ouvindo a
conversação? Eu falo comigo mesmo, e me escuto falando comigo mesmo!
Relação
Deus é amor.
Era eternamente Amante. Mas o amor requer um objeto a ser amado; e, sendo
eterno, deve ter tido um objeto de amor eterno, a saber, seu filho. O Amante
eterno e o Amado eterno! O Vínculo eterno e o caudal desse amor é o Espírito
Santo.
Conclusão
Assim como
dito na introdução, não quero que ao final deste estudo, todos estejam cientes
da pessoa do Pai, Filho e Espírito de Deus, mas quero lhes propor algo, que
usem a fé que emana do Altíssimo para crermos na Trindade, para nos enchermos
de total convicção de que o nosso é um Deus, e não vários, mas manifesta-se em
três pessoas, sendo estás igual a Deus, em poder, em essência.
Fonte: Myer
pearlman
Seu Humilde
teólogo,
Leivison
Barros S.
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